Pelo terceiro ano consecutivo, Manaus receberá os melhores times de futebol do País para disputar a Copa Brasil de Clubes de Beach Soccer. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 19, pelo titular da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Fabrício Lima, pelo técnico da seleção brasileira, Júnior Negão, e o craque do time canarinho, Jorginho. A competição, que promete movimentar a arena do Centro Cultural Povos das Amazônia, conhecida como “Coliseu do Norte”, será realizada do dia 12 a 19 de maio e terá a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com entrada gratuita nos sete dias de disputa, o evento reunirá 10 times de peso em quadra amazonense. Flamengo (RJ), Botafogo (RJ, vencedor da I Copa Brasil), Vasco (RJ, atual campeão mundial e vencedor
da II Copa Brasil), São Paulo (SP), Corinthians (SP), Sampaio Corrêa (MA) e os anfitriões Manaus Esporte Clube (AM), bem como Fast (AM), já estão confirmados. As outras duas vagas serão ocupadas por aqueles times que vencerem as duas etapas da Seletiva Copa Brasil, que serão realizadas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo na próxima semana.
“Todo ano várias equipes querem vir jogar aqui. Mas este está superando, e por isso resolvemos fazer esta seletiva, que reunirá os times do Rio Branco, América do RJ, América de Natal, Esporte de Recife, Havaí, Criciúma, entre outros. Os dois melhores vão sair e ocupar essas duas vagas”, disse Júnior Negão, ao comentar que a principal novidade do evento este ano, é a seleção de 25 atletas que estarão jogando em Manaus, para compor o time que vai disputar o Campeonato Mundial de Beach Boccer, em setembro, no Taiti. “Vou estar de olho em todos os jogadores desses dez times e vou escalar os melhores para representar nosso País lá fora”, afirmou o atual técnico da seleção verde e amarela.
Para o secretário da Semdej, Fabrício Lima, a Copa Brasil será capaz de preparar a Cidade para os grandes eventos esportivos que estão por vir. Afinal, a competição contabiliza uma média de 20 mil espectadores e já chegou a bater em 2011 o recorde mundial de público do esporte – com 35 mil pessoas – ao apresentar o “Clássico dos Milhões”.
“Este evento vai ser uma prova de fogo para a Cidade, pois queremos reunir o mesmo número de pessoas dos anos seguintes e quem sabe até mais. Além disso, estamos felizes com a participação de dois clubes amazonenses, o Manaus Esporte Clube e o Fast, que com toda certeza vão o representar muito bem nosso Estado. Para nós, é uma satisfação realizar mais esta competição e ter a oportunidade de mostrar ao mundo nossos craques”, afirmou Lima.
Jorginho com fome de título
Em Manaus para o lançamento da Copa Brasil de Clubes de Beach Soccer, o jogador do Vasco, Jorginho, afirma que o trem bala da Colina irá “desembarca” em Manaus e passar por cima de todos os adversários. Segundo o atacante, não há time mais bem preparado para erguer a taça.
“Não é prepotência, mas quando chegamos numa disputa impomos respeito e sempre ocupamos o pódio. É claro que por ser destaque nas competições, nós também entramos com muito mais responsabilidade”, disse o jogador, ao afirmar que a “fórmula” do sucesso do Gigante da Colina é mesclar em quadra jogadores novos com experientes.
“Nosso segredo é a renovação dos jogadores, aliada a experiência de outros. Temos garotos de 22 anos que vão vir para a Copa Brasil e eu, que tenho 38 anos. Isso faz toda a diferença e fortalece a equipe”, comentou o atacante.